Google+

1 de jul de 2013

Projeto: escritório corporativo


Fomos designados para projetar um ambiente destinado a escritório de uma empresa de tecnologia da informação. Nesta sala de 7,70m por 8,55 m, conforme planta baixa a seguir, deverão ser alocados 21 funcionários no total, sendo 3 equipes de seis funcionários cada, e mais 3 diretores, sendo um diretor de cada equipe.

Planta baixa do escritório corporativo

Foi-nos solicitado que os colaboradores de uma mesma equipe sentem-se próximos e que o diretor desta equipe também sente-se perto, porém de maneira mais privativa. O escritório deve conter armários para guardar objetos pessoais e a decoração deve passar uma mensagem de crescimento da empresa.

Recebemos fotos do ambiente como que se encontra. O primeiro item a observar é uma cor de destaque em uma das paredes. Apesar de não ter esta informação, acreditamos que a cor escolhida deve ser aquela que identifica a marca da empresa de Tecnologia da Informação ("Info Mais", nome fictício). A cor é muito bonita, mas está em um tom que pode se tornar enjoativo para um ambiente de trabalho. Propusemos nesta parede um tom de cor levemente mais escuro e deixamos para alguns detalhes da decoração e do mobiliário este tom claro de turquesa.



Nas próximas duas fotos, temos o destaque para o piso atual. Pelo conforto acústico, o carpete de tecido ou o amadeirado têm uma aplicabilidade melhor em ambientes de trabalho. Como o carpete de tecido é propício a alergias, preferimos pisos amadeirados. Uma boa opção é o piso laminado, que somado ao fato de ser mais barato e ecológico, tem manutenção mais fácil em termos de limpeza e ainda um maior conforto acústico.


Outro ponto a notar, é que as janelas recebem grande incidência solar, mesmo com as atuais persianas. Por isso, sugerimos a aplicação de lâmina espelhada nos vidros. Além de ser um recurso barato e simples, trás menor incidência solar e maior privacidade. Sugerimos também trocar essas persianas por cortinas romanas, que dão uma leitura mais contemporânea ao ambiente e combinarão com detalhes do ambiente proposto  que veremos a seguir.



Elaboramos o projeto abaixo para o escritório corporativo  da empresa "Info Mais" (nome fictício). A cor de identificação da marca da empresa está presente no mobiliário e nas paredes. Conforme já informamos, sugerimos uma leve alteração no tom da cor turquesa da parede de destaque, propondo que ele seja um pouco mais fechado. Nesta parede, cabe a logo da empresa, que sugerimos cromada em relevo. O tom mais claro da cor turquesa ficou reservado para os detalhes das três gravuras na parede oposta e para as três poltronas de couro (de espera).

Do ponto de vista estético, a parede em frente à qual se situam os gerentes dialoga com as cortinas romanas escolhidas para vestir as janelas, nos frisos horizontais e na textura. Para dar fundo à presença marcante dos tons de verde turquesa, escolhemos base neutra, com mobiliário e revestimentos todos em branco ou aspecto de madeira clara (exceto parede de destaque). Nas bancadas de trabalho, optamos por definir sob encomenda o móvel já com as partições, delimitando uma maior privacidade para cada colaborador.

Consideramos a iluminação já adequada e apenas propusemos a vedação da luz solar que incide pelas janelas por meio de material espelhado além de sugerir a troca das cortinas por persiana, também por motivos estéticos. Os quadros escolhidos para a parede que se avista da entrada remetem à área tecnologia da informação e propõem uma abertura da empresa para o mundo, compatível com a ideia da empresa em crescimento.





Vista da entrada do escritório



Vista de dentro do escritório, com destaque para o logo da empresa



Panorâmica lateral



Vista das mesas dos gerentes


Vista da equipe a partir da mesa do gerente


Área do café e da água nº 1


Área do café e da água nº 2



Bancada de trabalho do colaborador e detalhe com porta guarda-chuva


 Bancada de trabalho do gerente, com detalhe da parede em textura off-white.




Objetivos e análise do ambiente proposto

O ambiente proposto segue a ordenação conforme figura abaixo, detalhada nas próximas seções.

Planta baixa do ambiente com proposta de decoração e mobiliário a serem descritos a seguir conforme numeração acima indicada.



Dentro do ambiente destinado ao escritório, a primeira preocupação foi com o layout, conforme própria solicitação do cliente. Atendemos aos requisitos de proximidade entre os trabalhadores de uma equipe, resguardando o gerente de maneira mais privativa. Conforme será detalhado na seção IV a seguir, optamos por mobiliário sob medida para aproveitar melhor o espaço, alocando os funcionários da empresa de maneira confortável. Cada colaborador ficou alocado em uma mesa de 1,40 m por 0,70m e as mesas dos gerentes são ainda maiores. Ainda assim, foi possível garantir uma boa circulação (Figura 3).

Layout. Disposição das equipes (separadas por cor), dos gerentes, e de dois ambientes para café e água). Principais cotas da área de circulação.



Devido ao tamanho do ambiente, optamos por colocar os aparelhos de utilização comum (impressora e fax) no corredor principal e optamos por duas áreas em que é possível acesso a café e água, sendo a principal a indicada como nº 1. A área nº 2, conforme indicado na Figura 3 acima, não tem a melhor disposição em termos de circulação, mas é um ambiente alternativo para os que se sentam longe, já que o escritório é amplo. Optamos por não alocar assentos sob os aparelhos de ar condicionado para não haver problemas quando houver necessidade de manutenção. Também não encostamos as bancadas de trabalho sob as janelas, com o intuito de garantir o acesso a elas e sua limpeza de maneira mais prática. Neste pequeno corredor ao longo das janelas, é possível optar por vasos de plantas e sugerimos a colocação de porta-guarda-chuvas.

 Mobiliário sob medida


1. Bancadas para colaboradores em MDF com divisória e suporte para computador


  • Total de quatro bancadas, sendo  02 bancadas simples conforme desenho à esquerda e 02 bancadas duplas (ilha), conforme desenho à direita, abaixo.
  • Observar frestas para fiação
  • Sob a bancada, há um suporte para o computador de 0,50 x 0,24m à esquerda cada estação de trabalho





Vista de frente das bancadas


2.  Mesas da gerência em MDF



A mesa da gerência tem um acréscimo de 0,10 m na bancada após o resguardo em madeira. Como nas bancadas dos demais colaboradores, há uma base para suporte ao computador. Também é preciso prever furo para acomodar a fiação dos aparelhos.

Vista em planta e de frente

3. Mesas de apoio em MDF

Sugestão: para as mesas sobre o fax e a impressora, gavetas para armazenar papéis.


Vista em planta e de frente

Mesas de apoio em MDF
Sugestão: para as mesas sobre o fax e a impressora, gavetas para armazenar papéis.
                
           

4. Mesas de café em MDF

Sugestão: para as mesas sobre o café, gavetas para talheres e portas para armazenamento dos insumos para a máquina.

       
Vista em planta e de frente


Sugestão de acabamento

·         Cores: de combinação de cores para acabamento em MDF: Branco e madeirado claro (ver fotos do ambiente em modelagem 3D na Seção VIII à frente).



Demais móveis e decoração


5. Gaveteiros:

Quantidade: 21
Tamanho: 0,40 x 0,50 x 0,65 m (ou menor)


Cor sugerida: branco









6. Cortina Romana


Quantidade: 03
Medidas aproximadas: 2,10m x 1,30m




Cor sugerida: off-white






7. Porta guarda-chuva


Quantidade: 04


Algumas opções disponíveis ao lado, de escolha do cliente.


8. Vasos de planta

À escolha do cliente
Sugestão: comigo-ninguém-pode em vasos de barro pintado.









9. Cadeiras de escritório para funcionários
Quantidade: 18

Cadeira padrão de escritório com braços e rodízios

Cor sugerida para o tecido: verde



10. Cadeiras de escritório para espera

Quantidade: 03

Cadeira padrão sem braços ou rodízios

Tecido sugerido: couro verde turquesa




11. Cadeiras de executiva

Quantidade: 03

Cadeira diferenciada com encosto alongado para os gerentes.


Cor sugerida para o tecido: verde





Materiais utilizados

Tinta na parede de destaque

Cor turquesa

Sugestão: Tinta Suvinil
"Topo do mundo - R3247"
Parede lateral com frisos


Sugerimos parede com frisos onde se situam as mesas dos gerentes.
Cor off-white

Sugestão: Tinta Suvinil
" Alpes Suíços - A203"


Vidro das janelas: espelhado

Sugerimos na análise do ambiente o tratamento espelhado aos vidros da janela
·         Traz maior privacidade para os ambientes: bloqueiam a visão de quem está do lado de fora
·         Controle solar em relação à transmissão e à reflexão de luz e calor;
·         Redução em até 80% da passagem de calor por radiação solar para o interior do ambiente - excelente isolamento térmico;
·         Barreira contra os raios ultravioleta (UV), quando laminado

Bancadas e armários


MDF em acabamento amadeirado ou em laca branca

Revestimento para o piso:

Escolhido piso laminado com acabamento de madeira pela facilidade de manutenção:
·         Maior conforto acústico e térmico
·         Instalação rápida e prática, sem cheiro, barulho e sujeira;
·         Fácil de limpar e resistente a manchas de produtos químicos domésticos.
·         Acabamento sofisticado




Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...