Google+

17 de set de 2013

Formando mosaicos: azulejos e ladrilhos hidráulicos

# Efeitos especiais para paredes de destaque (parte 2)


AZULEJOS

A palavra azulejo normalmente é relacionada com a palavra azul, já grande parte da produção portuguesa de azulejo se caracterizar pelo uso desta cor. 

Versão contemporânea dos azulejos portugueses
Entretanto, o tradicional azulejo português era feito de barro e tinha outros tons cromáticos que não eram só o azul, apesar de serem limitados pelos óxidos metálicos que lhes davam a coloração: cobalto (azul), cobre (verde), manganésio (castanho, preto), ferro (amarelo), estanho (branco). 




A real origem da palavra é árabe, de azzelij, que significa pequena pedra polida. Esse tipo de revestimento era usado para designar o mosaico bizantino. Foi no ano de 1498 que o rei de Portugal D. Manuel I viajou à Espanha e ficou deslumbrado com a exuberância dos interiores mouriscos. Com o desejo de edificar a sua residência à semelhança desses edifícios, é que o azulejo hispano-mourisco faz a sua primeira aparição em Portugal. 

Mosaico bizantino

Como na moda tudo vai e volta, a beleza deste tipo de revestimento muito utilizado também no período colonial do Brasil tem sido redescoberta atualmente e está estampando mais do que apenas paredes:

Ver fonte
LADRILHOS HIDRÁULICOS

Os azulejos evoluíram no que hoje chamamos de ladrilhos hidráulicos e devido às novas técnicas de produção temos uma infinidade de cores e tons.

Ver fonte
Hoje em dia, a sensação é fazer um apanhado desses ladrilhos para gerar uma combinação única, como um verdadeiro patchwork:

Ver fonte

Ver fonte
Apesar de estarmos falando de paredes, abrimos um parênteses para dizer que esta técnica também está sendo muito utilizada para criar verdadeiros tapetes:

Ver fonte

PORCELANATOS:

Para facilitar o assentamento e dar mais uniformidade, existem opções de porcelanatos com placas inteiras como se fossem constituídas de vários ladrilhos.

Linha Provence da Portobello

ADESIVOS:

Para ter o mesmo visual dos ladrilhos hidráulicos sem necessidade de reforma, é possível usar adesivos específicos para este fim. É uma forma muito prática. Depois de um tempo, esses adesivos podem ser retirados com um removedor sem ter prejudicado o revestimento original.



Assista o tutorial abaixo sobre como fazer esta transformação:

video

Até o próximo efeito especial para paredes!

Ver também outros efeitos especiais para paredes de destaque:
Parte 5 - Luxo para paredes: das clássicas boiseries ao moderno painel de gesso
Parte 4 - Tendência: efeitos de tinta e papéis de parede
Parte 3 - Reinventando a pastilha e os mosaicos de pedra
Parte 1 - Charme para interiores: tijolo à vista ou aparente


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...