Google+

10 de set de 2013

Choque de cores: esquemas complementar e contrastante

# Combinação de cores (parte 2)


Hoje veremos mais dois esquemas de combinação de cores que vão alegrar seu ambiente: o complementar e o contrastante.

ESQUEMA COMPLEMENTAR: é aquele que usa cores opostas do círculo cromático. Neste sentido, os vermelhos são complementares aos verdes; os amarelos, aos violetas; e os laranjas complementam os azuis; e vice-versa. Essa forma de combinar costuma trazer alegria das cores aliada ao conforto visual. Às vezes, o esquema complementar é usado de forma inteligente simplesmente em alguns pontos para equilibrar um ambiente basicamente monocromático. Outras vezes, as duas cores complementares participam ativamente da composição do ambiente.

Círculo cromático, decomposto a partir das cores primárias (azul, amarelo e vermelho)

Verdes e vermelhos

Na imagem abaixo, o vermelho foi usado nos pendentes de forma a equilibrar a cor verde predominante no ambiente. Lembrar que rosa e vinho são tonalidades do vermelho.

Ver fonte
Roxos e amarelos


Neste caso, as cores complementares amarelo e roxo não ficam sós sobre o esquema neutro e compartilham o espaço deste living também com detalhes verdes.

Ver fonte

Azuis e laranjas

Vejam que composições graciosas entre azul e laranja:

Ver fonte

Ver fonte

ESQUEMA CONTRASTANTE: este tipo de combinação lembra em efeito o esquema anterior no apelo visual do contraste, mas não necessariamente brinca com apenas duas cores complementares.

Nesta primeira imagem, vemos a complementariedade do azul e do laranja em primeiro plano, mas o laranja acaba em segundo plano sendo decomposto também em amarelo e vermelho. É uma composição de cores muito bem estudada.

Ver fonte
Nesta outra imagem, temos um contraste bem marcante entre o azul e o amarelo, logicamente complementado com outras cores.

Ver fonte
O esquema contrastante, contudo, não é só para quem quer ousar na decoração, pode ser utilizado de forma muito tranquila em tons pastéis. Veja que contraposição mais graciosa entre o lilás e o verde no quarto abaixo:

Ver fonte

Espero ter ajudado com mais uma opção de combinação de cores.

Érica Marina



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...