Google+

19 de set de 2013

Luxo para paredes: das clássicas boiseries ao moderno painel de gesso

# Efeitos especiais para paredes de destaque (parte 5)


A arte de se fazer painéis na parede surgiu com a finalidade de conforto térmico às construções de pedras dos países europeus. Já nos grandes palácios e casas luxuosas, entretanto, além isolar os ambientes do frio do inverno, esses painéis foram sendo elaborados para propósitos decorativos.

Palácio Zunfthaus zu Kaufleuten (associação mercantil) na Suíça
Esse estilo ornamental luxuoso caracterizou a França dos séculos XVII e XVIII, de onde surgiu o termo boiserie para estes painéis que, originariamente, são feitos em madeira justamente devido ao propósito de isolamento térmico.

Interior do palácio de Versailles (Ver fonte)

Muitas vezes, mínimos detalhes eram trabalhados em relevo e de forma artística:
Ver fonte

Este estilo clássico está ainda fortemente presente nas construções modernas europeias:
Ver fonte
Exite uma versão do estilo que vai até o rodameio e em inglês é chamado de wainscoting. Em português não existe uma palavra apropriada e então, por falta de nome, chamamos genericamente também de boiserie (apesar de equivocado) ou então classificamos como "painéis de parede até o rodameio", ou de maneira imprecisa como "molduras de parede"!


Cuidado com o efeito que este revestimento pode causar em ambientes com pé-direito baixo, uma vez que estamos dividindo a parede horizontalmente ao meio. Mas fica maravilhoso para o pé-direito alto e combina muito bem com portas e janelas francesas:



Nós, brasileiros, obviamente podemos admirar esta beleza decorativa e copiar este estilo, mas o uso de madeira é um transtorno para a maior parte das zonas climáticas brasileiras. Por isso temos opções similares de painéis em gesso como o da foto abaixo. Aliás, encontramos esta opção até em isopor.

Ver fonte

Essas molduras simples são chamadas informalmente de "almofadas de gesso":
Ver fonte

A vantagem do gesso é ter uma extrema infinidade de acabamentos, podendo incluir artísticos e escultórios:


Temos também a possibilidade de usar painéis com um conceito bem mais atual:
Ver fonte
Há quem discuta a importação de um estilo que não tem a ver com nossa história. Então, para uma versão mais brasileira do wainscoting, nós temos o lambri:


Nas regiões mais frias do Brasil, existe a possibilidade de fazer a madeira revestir toda a casa. Esse interior bem brasileiro e forrado de madeira é de uma casa em Curitiba:

Para quem gosta do aspecto amadeirado e mora em lugares quentes, há que se comemorar mais uma vez a tecnologia, devido uma variedade grande de revestimentos frios (porcelanato, cerâmica), papéis de parede e vinílicos que têm padronagens amadeiradas. Ou então a madeira fica para o piso, em diversas opções, como parquet, carpetes e laminados de madeira.


Bom, mas isso já é assunto para um próximo dia...

Érica Marina

Ver também outros efeitos especiais para paredes de destaque:
Parte 4 - Tendência: efeitos de tinta e papéis de parede
Parte 3 - Reinventando a pastilha e os mosaicos de pedra
Parte 2 - Formando mosaicos: azulejos e ladrilhos hidráulicos
Parte 1 - Charme para interiores: tijolo à vista ou aparente


4 comentários:

  1. oi! gostaria de saber onde eu encontro esse gesso decorativo de pássaros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Vânia! Esse painel de gesso maravilhoso com pássaros é de uma referência internacional, que não vamos encontrar pronto por aqui. Mas procure na sua cidade uma casa de gesso, que vai lhe dar opções de painéis prontos com motivos diferentes! Abraço!

      Excluir
  2. onde encontro os papeis de parede que enganam os olhos sou de porto alegre rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, querido anônimo! rsrsrsrs. Infelizmente Porto Alegre está bem longe da minha terra natal, não sei informar. Mas procure por lojas especializadas em papel de parede. Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...