Google+

16 de set de 2013

Charme para interiores: tijolo à vista ou aparente

# Efeitos especiais para paredes de destaque (parte 1)


Nesta semana, o Camarina Studio iniciará uma série sobre efeitos que podem ser aplicados em paredes de destaque.

A parede de tijolos aparentes é uma das formas de evidenciar uma parede interna que tem sido muito utilizada para deixar o ambiente com visual rústico ou moderno. Como veremos, existe uma infinidade de acabamentos possíveis para compor o ambiente com esta opção, podendo escolher entre apenas proteger e realçar a beleza bruta da forma ou incrementar com pintura ou acabamento diferenciado.

É importante notar que quando se escolhe o tijolo aparente é preciso verificar se os tijolos são da cor e formato que lhe agradam. O interessante é que a composição final sempre será única, pela rusticidade do elemento e a forma artesanal em que é assentado. O cuidado a se tomar, entretanto, é para que a mão-de-obra seja capacitada para não transformar a sofisticação do tijolo aparente em uma péssima escolha de acabamento. 


Tijolo à vista. Esse é o tipo específico de tijolo aparente em que a junta é frisada, ou seja, há um pequeno vão em depressão entre os tijolos. Para obter esse efeito, o pedreiro assenta normalmente os tijolos com a junta cheia, nivelando argamassa e blocos e depois com um frisador ou uma peça de madeira, retira o entremeio, obtendo a profundidade desejada.
Ver fonte


Descascando paredes:

Muitas vezes, ao comprar uma casa mais antiga, o proprietário pode se arriscar a descobrir se os tijolos que a compunham por debaixo da cobertura são bem acabados. Conforme a matéria da revista Minha Casa, o lavabo abaixo foi criado justamente após o descascamento parcial da parede, decorando com criatividade e usando frases escritas com caneta pincel por um calígrafo na parte da parede que permaneceu intacta.

Fonte: Minha Casa
Pintando a parede de tijolos à vista. Quando temos uma parede de tijolos à vista da forma tradicional mas não gostamos do acabamento natural, podemos optar por pintá-la em vez de sumir completamente com ela. Basta lixar a superfície para remover o verniz anterior e, depois de limpado o pó, passar um fundo preparador. Por modismo os tijolos têm sido pintados de branco, mas nada impede de eleger outra cor.

Ver fonte

Ver fonte

Tijolos aparentes caiados ou patinados: Para criar um aspecto desuniforme na pintura conforme as próximas figuras, os tijolos aparentes podem ser caiados ou patinados. Na caiação aplicada com rolo, utiliza-se cal com fixador ou faz-se uma mistura de cal para pintura e cola branca (para conferir aderência à cal e esta não se esfarelar). Outra forma é dissolver tinta branca em água, os poros irão absorver a tinta que não ficará regularmente aplicada por não ter densidade para perfeita cobertura. A variação de efeitos dependerá da proporção de da mistura de água e tinta.

Ver fonte

Ver fonte

Tijolos de demolição: são uma alternativa interessante e ecologicamente correta, pois em vez de serem descartados de antigas construções, criam uma nova perspectiva dentro de ambientes novos, favorecendo um acabamento um pouco mais rústico.

Ver fonte

O problema em geral dos genuínos tijolos aparentes é que facilitam o acúmulo de poeira e por isso exigem uma boa manutenção e limpeza. Isso desfavorece o uso para ambientes como quartos ou para moradores alérgicos. Por isso, temos as opções trompe l'oeil (do francês, "engana o olho") ou fake (do inglês, "falso") para criar o mesmo efeito visual.

Papel de parede: Os papéis de parede são a opção mais prática e convincente de imitar o efeito de tijolos à vista.
Parece mentira, mas o efeito da foto é papel de parede. Fonte: Casa e Jardim
Adesivos vinílicos: existem também adesivos vinílicos com esta padronagem. A vantagem do vinílico é ser lavável, mas o efeito é menos convincente.

Ver fonte


Pintura na parede: com um orçamento mais reduzido e mais paciência, você pode optar por criar um efeito falso através de fitas adesivas, massa corrida, areia e tintas acrílicas.

(Ver tutorial)

Revestimentos cerâmicos: Existem também as opções de revestimentos cerâmicos com padronagem de tijolos aparentes. Mas em geral eles não convencem ou pela padronagem não ser verossímil, ou porque o esquema amarração é interrompido pelas juntas do revestimento. Já que o desenvolvimento de materiais não para e continua nos surpreendendo a cada dia, aguardamos o desenvolvimento de novas opções!


Ver também outros efeitos especiais para paredes de destaque:
Parte 5 - Luxo para paredes: das clássicas boiseries ao moderno painel de gesso
Parte 4 - Tendência: efeitos de tinta e papéis de parede


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...