Google+

10 de out de 2013

Cromoterapia nos ambientes segundo um mestre de Yoga

Esse trecho de texto foi retirado do livro "Yoga para nervosos" do Professor Hermógenes, o primeiro professor de Yoga do Brasil. Veja como ele, assim como vários outros pensadores de diferentes áreas, considera fundamental  a disposição e a escolha das cores no ambiente:

"Desejo que saiba tirar proveitos sedativos do verde quando se sentir irritado, inquieto, agressivo, ou do efeito estimulante do vermelho nos dias em que se sentir deprimido, tamásico, astênico, desanimado... Desejo que saiba escolher cores suaves e calmantes, cores como o roxo, que induzem aos voos espirituais para seu ambiente de meditação. Desejo que saiba escolher inteligentemente a decoração de seus ambientes, de forma que não venha agravar ou criar alguns males. Tenho visto cada barbaridade em matéria de ambiente onde vivem nervosos [estressados, na linguagem da época]! Cores há que fatigam e irritam até mesmo quem é normal. O ambiente, seja de trabalho, de recreação, ou nosso lar, precisa ser planejado, para promover a saúde dos nervos, tanto que, neles, nos sintamos bem, alegres, felizes, repousados e convidados a permanecer.



É possível ficarmos nervosos, quando sentados diante do mar, escutando sua monótona e repousante música? É possível continuar instáveis, irritados, cheios de medo ou fatigados, quando, sentados na grama, deixamo-nos abertos à carícia da brisa, à contemplação da planície, do serro, do rio, enquanto bebemos a sonoridade da mata? [...] O azul do mar, o verde da floresta, o vermelhão do dia que se levanta, o anil de um céu de primavera, o matriz do canteiro de flores roxas, tudo isso deve ser incluído em nossa cromoterapia natural.


O principal dessa cromoterapia despretensiosa que desejo que você aprenda é a sensibilidade para a beleza. Há beleza em tudo. Descubra-a e desfrute-a. Há Deus em tudo. Descubra-O e O adore."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...