Google+

17 de out de 2013

Uma ideia diferente e ecológica: piso de cortiça

# Especial de pisos (parte 4)

Já pensou em pisar sobre cortiça de um jeito diferente?


Os pisos naturais como a madeira são uma ótima opção para conforto térmico e uma linguagem de design particular. Entretanto, além de não promover conforto acústico, a madeira tem um fator ecológico agravante. Em um post anterior discutimos como poderíamos contornar este fator, priorizando reutilização de madeira (de demolição), o plantio sustentável, ou reduzindo a sua utilização maciça por finas lâminas. Outra opção seria substituí-la por materiais que imitam a padronagem, porém não oferecem todos os seus benefícios.

Uma alternativa muito interessante é o uso da cortiça. Sim, aquela "casca"  (formação de súber) de determinadas árvores chamadas sobreiros e que é usada para fabricação de rolhas de vinhos, painéis e saltos altos! Existe a opção de pisos em cortiça que, além de todos benefícios da madeira, apresenta também muitos outros.



Veja as vantagens:

Imagem: fonte
- Material natural, mas renovável. O súber é produzido naturalmente pelos sobreiros, nativos da região mediterrânea (Portugal, Espanha e Tunísia) e é extraído sem prejudicar as árvores - pelo contrário, a retirada aumenta seu tempo de vida.
- Sem desperdício na fabricação, pois é fabricado com sobras de outros processos de fabricação, como rolhas, processado juntamente com resinas, podendo incluir ou não pigmentos.
- Material durável, resistente a quebras e abrasão. Resiliente e impermeável.
- Saudável: é anti-microbiano e não-putrefável.
- Seguro: não propaga chamas e resiste a altas temperaturas.
- Confortável: cede à compressão e é usado até para ajudar o nivelamento do piso.
- Fácil instalação e manutenção.


Pelos vários benefícios do material, a manta de cortiça às vezes é usada entre o contrapiso e o revestimento final, como isolante térmico e acústico.

Imagem: fonte
Mas o que também nos interessa é que como revestimento final pode ficar lindo!

Ver fonte


Ver fonte
Para quem aprovou o estilo, a dica de manutenção é limpar periodicamente para que o poder absorsivo do material não seja empregado em absorver sujeira e formar manchas... Também evitar arrastar móveis e objetos pontiagudos para preservar o material.
Onde comprar:
Wicanders (Portugal)
Pisos Inteligentes - Torlys (Brasil)


Veja mais fotos:

Ver fonte

Ver fonte

Ver fonte

Ver fonte

Ver fonte

Ver fonte
Que tal?

Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...