Google+

16 de out de 2013

Pisos: acabamentos cimentícios

# Especial de pisos (parte 3)


Fonte: Archthings

A imagem acima nos mostra como o piso cimentício deixou de ser uma opção necessariamente rústica para compor ambientes bem sofisticados. Esse tipo de acabamento é tendência para ambientes contemporâneos e despojados.

O tipo mais comum de piso de cimento é o tradicional cimento queimado, cujo processo de acabamento é feito durante a obra, enquanto o contrapiso está molhado, joga-se o pó de cimento sobre ele. Isso significa baixo custo em materiais, mas não dispensa mão-de-obra especializada para execução.

É um tipo de piso de utilização ampla, e bem resistente. A manutenção é simples, bastando utilizar água com sabão neutro. Tem sido redescoberto e promovido nos projetos de design. Sua desvantagem é que quando molhado ele fica altamente escorregadio.

Ver fonte

Ver fonte
Com o desenvolvimento de novas tecnologias, desenvolveu-se os pisos cimentícios, que são revestimentos a base de cimento. São de fácil assentamento e têm mais garantia de um bom acabamento, já que não depende dos dons "artísticos" da mão-de-obra.


O Tecnocimento é a evolução direta do cimento queimado com a vantagem de não ser necessária junta de dilatação, sendo aplicado com uma desempenadeira de aço da mesma forma como se aplica massa corrida. O detalhe importante é seguir as recomendações do fabricante, sobretudo no que diz respeito à aplicação de uma argamassa especial antes do material em si, para que não haja bolhas e descascamento da fina película do Tecnocimento sobre o contrapiso. O design fica ótimo:




Outra boa opção são as placas cimentícias, tanto para as áreas externas, que são mais rústicas, quanto para áreas internas, que costumam ser mais lisas, com brilho ou sem. O assentamento é tão simples quanto qualquer revestimento em placa.

Ver fonte

Ver fonte
Outra opção são revestimentos cerâmicos ou porcelanatos que imitam o acabamento de cimento, vejam só:

Fonte: Minha Casa
Fonte: Casa Cláudia
Como pode-se ver na imagem acima, esses acabamentos também estão "subindo pelas paredes"!


Uma técnica simples é usar tintas com efeitos de cimento:

Ver fonte

Quer ver mais?


Ver fonte


Fonte: Minha Casa


Fonte: Casa Cláudia

Ver fonte

Ver fonte


Ver fonte
Fonte: Casa Cláudia


Não é um luxo!?

Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...