Google+

28 de nov de 2013

Ar condicionado versus decoração

Climatização tem tudo a ver com interiores. Então vamos falar de ar condicionado para combater o calor que anda fazendo? Acho que está todo mundo querendo grudar no aparelho:

Fonte

Antes de continuarmos, uma observação: ar condicionado e ventilador não são mutuamente excludentes. Enquanto o ventilador auxilia na circulação e renovação do ar, o aparelho condicionador retira o calor do ambiente por meio da retirada da umidade (por isso os dutos jogam água do lado de fora). Ter a opção do ventilador pode ajudar a fazer o ar circular de maneira mais saudável, principalmente se a Arquitetura foi pensada de maneira ecológica, usando-se o projeto de construção para maior conforto térmico. Porém em muitos casos o ventilador não dá conta, então o ar condicionado é a solução.

Existem diversos modelos no mercado, mas esses são os tipos  mais comuns de aparelho usados em residências:




De janela: o tradicional, tudo em um único aparelho.


Split: substituiu o tradicional, separando a unidade evaporadora da condensadora, com melhor controle de temperatura e direção do vento e menor necessidade de abrir a parede, bastando apenas um pequeno furo para a tubulação, além de ter um aspecto mais clean para as áreas internas.


Window split: é um split que se encaixa no rasgo do ar condicionado modelo tradicional (conveniente para troca de aparelhos antigos).



Multisplit: uma única condensadora para vários evaporadores (dois ou três) em diferentes ambientes. Funciona como um ar condicionado central.




Split cassete: modelo de teto com quatro saídas a 360º, específico para forro de gesso.



Split Piso-teto: um modelo que traz a possibilidade de ser instalado no piso ou no teto e conta com um forte desempenho para refrigeração.






Dimensionamento

Os condicionadores de ar podem ter potências que variam de 7.000 a 60.000 BTUs. (British Thermal Units). Como calcular a potência adequada para seu ambiente?

o Multiplicam-se os metros quadrados do ambiente por 600 BTU's
o Para cada pessoa adicional que frequenta o espaço somam-se 600 BTU's (a primeira pessoa não é contabilizada)
o Cada equipamento eletrônico (contar quantos permanecem ligados ao mesmo tempo), soma 600 BTU's à conta.
o Se o ambiente ficar diretamente exposto ao sol, aconselha-se considerar 800 BTU's (em vez de 600 BTU's) nos cálculos acima.
Pronto! Não é tão difícil, viu?

Instalação

Cuide para que mão-de-obra especializada faça o serviço de instalação. No projeto de marcenaria e design de interiores, tome cuidado para deixar o espaço solicitado pelo fabricante. Os aparelhos split de parede pedem de 15 cm a 30 cm de distância com relação ao teto e também a qualquer móvel que esteja abaixo.

Posso esconder?!


Eu sei, o aparelho de ar condicionado não chega a ser lindo... Mas os fabricantes dizem para não impedir a livre circulação de ar. Como faz?

Já vi ideias como essa abaixo, porém eu tenho minhas dúvidas se o aparelho não vai perder a potência quando ligado com a porta basculante fechada.

A princípio, é uma ideia válida se o ar ficar fechado enquanto desligado e abrirmos para quando formos usar. De qualquer forma, visualmente me parece que não foi respeitado o espaço entre a aparelho e o teto ou mesmo entre o aparelho e a prateleira abaixo.

Fonte: Casa Abril
A dica é seguir o conselho do arquiteto Rafael Borelli, autor do projeto abaixo juntamente com Christiane Laclau. Ele indica o modelo de marcenaria mais próximo do ideal para esse fechamento: “As réguas de madeira não obstruem a passagem do ar, pois obedecem à proporção 2:1. Ou seja,1 cm de ripa para 2 cm de espaço entre elas”.

Fonte: Casa Abril

A unidade evaporadora não chega a ficar "escondida" no sentido próprio, porém ela se integra com mais suavidade ao ambiente. Outra opção é não enfatizá-lo, mas dar destaques a outros elementos da composição:

Fonte: Casa Abril

Por fim, é possível parar de brigar com ele e tomá-lo como elemento de design, acrescentando cor ou motivos decorativos (bem ao gosto do freguês...). Uma alternativa personalizada é envelopar o aparelho como se anda fazendo com geladeiras, por exemplo.


Boa ideia! Você toparia?


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...