Google+

20 de nov de 2013

Espelho na sala de jantar: sim ou não?

Já li em alguns lugares a recomendação expressa de se colocar espelho na sala de jantar, como se fosse lei. Mas também li em outros lugares a proibição irrestrita, como se fosse crime... E aí sobra a pergunta: espelho na sala de jantar é proibido, permitido ou obrigatório?!

Fonte: Houzz


No Design de Interiores não devem existir regras, mas decisões conscientes. Por  um lado, estão certos os entusiastas do espelho na sala de jantar quando dizem que amplia o ambiente, principalmente em se tratando de pequenos espaços. 

Fonte: Casa Abril
Mas mesmo quando o espaço é grande, o espelho traz ainda mais "majestosidade".
Fonte

Por outro lado, argumentam alguns profissionais que o espelho desvia a atenção das pessoas, que ficam mais preocupadas em conferirem a própria aparência do que em aproveitar o momento de reunião. É um fato da natureza humana...

Fonte

Entretanto, o espelho posicionado na sala de jantar não é um problema se estiver acima do nível de visão de quem se senta à mesa.

Fonte
Também não é problema se exigir malabarismo: se estiver longe ou lateralmente aos assentos, não desviará o interesse.

Fonte
Muito se diz que o espelho deve ser colocado a partir de uma certa altura. Alguns por conta do fato de que as pessoas não devem se ver refletidas ao sentar e outros pelo fato de que o espelho duplica o número de pés das cadeiras e da mesa, sobrecarregando o visual da sala.

Apesar disso, na sala abaixo, essa decisão foi tomada conscientemente:

Fonte

O que eu nunca faria, por exemplo, é uma escolha como a seguir, em que se deixou apenas as mil perninhas em evidência além de que, do lindo pendente, só o cabo está refletido... Quase morri!


Isso nos mostra que é preciso cuidar para o que estará refletido. Linda paisagem na janela ou a claridade podem ser trazidas para dentro com este recurso.

Fonte: Houzz
Esta outra escolha também é excelente. Veja que um par de espelhos se situa nas laterais do painel iluminado que acompanha o aparador:

Fonte
O que se pode fazer para aproveitar a ideia de amplitude do espelho sem transformar a sala em uma vitrine, é usar composições. Veja quantas alternativas:

Fonte

Fonte
Fonte: Houzz

Ficou nítido, não é?! rsrsrsrs

Érica Marina

4 comentários:

  1. Erica Marina

    Vim pelo blog da CASA CLAUDIA, e achava que ia ser um post "normal". Mas tive uma surpresa agradável: que post ótimo! Divertido e muito bem explicado. Depois desse post acho que ninguém mais errará ao colocar espelhos na sala de jantar. Adorei!

    Usha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usha, fico lisonjeada e muito agradecida por ter se dedicado a escrever um elogio como esse!

      Volte sempre! ;)

      Excluir
  2. Afinal... Vc acha q o espelho deve ficar acima do nível de visão das pessoas sentadas à mesa? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gabriela Marques Almeida!

      Recebi o comentário repetido e por isso apaguei o último, só então vi que neste você não tinha especificado seu nome. Perdão! De qualquer forma, vamos à resposta:

      Em primeiro lugar: não há regra, isso é subjetivo!
      Em segundo lugar: eu sei que as pessoas se sentem mais à vontade se não estiverem preocupadas com suas próprias imagens refletidas no espelho.

      Então, eu colocaria minha resposta assim: em ambientes despojados eu prefiro deixar o espelho acima da linha dos olhos, a não ser que ele não esteja tão próximo da mesa, então não irá disputar tanta atenção. Entretanto, para pequenos espaços que se queira aumentar, talvez um espelho ajude a fazer o espaço parecer maior e caprichando no despojamento as pessoas ainda se sentirão à vontade. Já em ambientes clássicos ou muito sofisticados, é usual utilizar a reflexão até mesmo para as pessoas se policiarem e conservarem a etiqueta.

      Enfim... depende muito da sua intenção!

      Espero ter ajudado!

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...