Google+

23 de dez de 2013

Brises indoor

Os brises são estruturas formadas por aletas de diversos materiais, mas especialmente de madeira, que tradicionalmente foram usadas para controle da incidência solar na fachada das edificações modernistas. Por isso mesmo, o nome original é brise-soleil, "quebra-sol" em francês.  Para essa finalidade de controle solar, é preciso estudar o melhor posicionamento (horizontal ou vertical e qual inclinação) caso a caso. São mais eficientes que as cortinas quando colocados na área externa, pois barram a luz solar antes de ela entrar no edifício. Quando se quer  ainda mais eficiência, os brises podem ser móveis  para acompanhar o movimento do sol. 

Mas além da sua finalidade primeira, podemos concordar que é um recurso arquitetônico muito bonito e, apesar de ter surgido com a expressão modernista da Arquitetura, é muito utilizado até hoje.
Houzz
Por essa beleza e flexibilidade, os brises acabaram ganhando outras funções também dentro de casa. A mais natural seria a delimitação entre espaço externo e interno. Na imagem abaixo, o brise delimita o lavatório e serve de anteparo para o espelho.


Fonte
Também é utilizado como divisória entre ambientes:

Fonte: Casa Cláudia

Especialmente quando se quer esconder o que está do outro lado sem banir a circulação natural do ar:

Fonte: Casa Cláudia
Ou quando se quer trazer um pouco do exterior para dentro, como neste corredor de um projeto de Arthur Casas.
Fonte: Casa Abril
Mesmo quando se quer apenas iluminar, mas evitar poeira, a circulação pode ser barrada por vidros, mas o brise fornece anteparo. Essa combinação de material natural e a integração com exterior acaba trazendo um clima de relaxamento. 

Também pode ser usado como guarda-corpo:

Fonte

Definitivamente, o brise é um recurso arquitetônico que entrou de vez em casa!
Fonte

Fonte
Neste meu projeto, os brises servem para dar privacidade o escritório, sem isolá-lo da sala (veja mais). Aqui, além de escultórico, este recurso é funcional.



Fica lindo, não é mesmo?

Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...