Google+

16 de dez de 2013

Como usar a mesa de centro

Antes de escolher uma mesinha de centro para o seu living, convém pensar na possibilidade de colocá-la ali e no tamanho máximo adequado. Os profissionais recomendam entre 40 a 50 cm de distância entre a mesa e o sofá. Bom, na verdade são 40 cm para quem quer a mesa próxima, para não se levantar ao tentar alcançá-la, mas são 50 cm ou mais para o mínimo de circulação.


Se sua sala for muito estreita, talvez fique mais adequado um aparador lateral ou uma mesinha de apoio.





Se não for tão estreita, talvez caiba um aparador como mesa de centro.
Aliás, o aparador cai muito bem nessa função:

Uma boa dica especialmente para espaços pequenos é que a mesa de centro seja baixa, para dificultar que alguém tope com ela.


Agora, se você tiver bastante espaço, uma forma de preenchê-lo é usar formas irregulares ou uma composição  não necessariamente  uma grande mesa de centro.

Lembre-se que se sua sala de estar dá acesso a outra área, por exemplo uma varanda gourmet, é preciso então deixar um caminho de circulação mais adequado de no mínimo uns 60 cm por entre a sala de estar. Na imagem abaixo, se esse espaço sobrou, deve estar atrás do sofá.

Fonte: Casa Cláudia

Se a mesa for retangular, ela deve seguir mais ou menos o espaço definido pela sala.
Já mesas de centro redondas ou arredondadas dão maior liberdade de composição e são recomendadas pelos princípios do Feng Shui.
Uma ideia mais descolada e, muitas vezes mais econômica também, é fazer dos pufes uma mesa de centro. São duas opções: colocar um tampo de vidro sobre o(s) pufe(s) ou então apoiar o que se faz necessário em bandeijas. Fica muito charmoso.

Fonte


Se forem ter uma ideia criativa como a seguir, pensem que alguém deverá dar manutenção de limpeza na sala. Eu não usaria esta ideia a menos que os livros estivessem em uma base de apoio. Pode ficar lindo na foto, mas pouco prático no dia-a-dia da forma como está.

Fonte
Já a transparência é tendência e fica ótima quando se quer abusar de outros detalhes e cores na decoração.

Érica Marina

2 comentários:

  1. Já percebi que mesa de centro muito baixa incomoda um pouco pra colocar alguma coisa em cima, principalmente as visitas.
    Adoro mesa de centro e por causa da altura, vou procurar uma mais alta um pouco.
    Obrigada pelas dicas!!!!

    Artista Plástica Izabel Pariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem lembrado, Izabel! Quando a mesa de centro é colocada próxima dos sofás, pois a intenção é servir visitas, por exemplo, outro fator a se observar é altura da mesa também. Como tudo no Design de Interiores, cada item tem que ser pensado de acordo com o perfil do cliente.

      Espero ter ajudado!

      Abraços!!!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...