Google+

11 de fev de 2014

Redesenho de layout - para imóveis na planta

O cliente que compra um apartamento na planta dificilmente tem ferramentas para comparar as escalas usadas no projeto que a construtora fornece. Em geral, ele olha a planta humanizada e conclui sobre o espaço de cada ambiente de acordo mais com o desenho do mobiliário do que com as cotas (medidas) fornecidas. Por exemplo: "nessa sala cabe uma mesa de 4 lugares e sobra espaço".

Infelizmente, isso é muito utilizado para levar o cliente ao equívoco usando desenhos de proporções desiguais ou móveis com escalas menores, fazendo cada ambiente parecer bem mais espaçoso.  E o motivo é simples: é difícil notar pequenas diferenças em uma escala assim pequena, então alguns centímetros vão sendo adicionados ao cômodo ou tirados do mobiliário. 

(planta meramente ilustrativa)

Mas são esses centímetros que podem fazer a diferença entre conseguir colocar um criado-mudo de cada lado da cama ou não. São esses centímetros que permitem 4 lugares à mesa ou não... E isso faz toda a diferença!
Um caso real
Veja só um panorama geral. Essa construtora abaixo, além de sutilmente acrescentar centímetros em cada cômodo na escala usada, desenhou a sacada mais esbelta fazendo parecê-la maior (correção da planta minha em vermelho):

Outro caso real
Por lidar com essas diferenças tantas vezes, eu fico indignada em nome dos clientes que as construtoras se utilizem dessas práticas. Então para lhes facilitar na decisão de compra, passei a oferecer o redesenho de layout. A proposta é simples: redesenhar a planta em escala e alocar os móveis de medida padrão (ou que o cliente tenha) na medida proporcional ao espaço. Dessa consultoria saem sugestões realmente factíveis para o espaço disponibilizado pelo apartamento.


Se esse serviço se enquadra em sua necessidade, entre em contato comigo, o custo-benefício é excelente. Assim é possível uma escolha de compra (ou não) consciente!


Érica Marina

2 comentários:

  1. OLA...

    ESTAVA BUSCANDO ALGUMAS IMAGENS SOBRE LAYOUT, PARA DAR UMA AULA, E CHEGUEI AO SEU BLOG...

    PARABÉNS, COM CERTEZA ÉS UMA EXCELENTE PROFISSIONAL...

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...