Google+

21 de mar de 2014

Para compor um estilo clássico

Imagem
O estilo clássico é aquele que se apóia na época da Grécia e Roma antigas, para quem sempre nos voltamos. É como se todos os modismos fossem uma dialética em torno deste estilo: uma ruptura seguida de uma retomada com nova releitura... e assim sucessivamente. De qualquer forma, é um estilo luxuoso que causa admiração e não sai de moda: 


Imagem

O primeiro ponto importante a se notar é que o espaço disponível pode restringir o estilo a ser adotado. A suntuosidade clássica não combina com pequenos espaços. É preciso que os ambientes tenham grandes dimensões para acomodar os móveis espaçosos e toda a pompa possível.


Outra característica marcante é o uso de simetria bilateral na composição do ambiente.

Houzz
Trata-se de um estilo ricamente ornamentado e por isso compõem bem: cortinas dramáticas, lustres suntuosos, espelhos venezianos, vidros de Murano, obras de arte renomadas, boiseries e entalhes em gesso e na madeira dos móveis.

Imagem
Outra forma de caracterizar bem o estilo é a utilização de tecidos finos como seda, veludo e acabamentos adamascados. Muitas vezes móveis de época como recamiers e poltronas Luis XV ou Luis XVI são incorporadas de maneira a quase recompor uma época.

Usa-se bastante madeira e metais ou acabamentos metalizados. Muitos detalhes dourados, prateados ou até envelhecidos, quando não são realmente antigos.

Houzz
A seleção de cores é estratégica. Não é preciso, absolutamente, que tudo seja branco. Em geral, usa-se muitos os tons naturais de palha, bege, areia e tons de marrom. Mas algumas outras cores compõem bem o estilo sem deixar nada a desejar. São duas formas de compor as paletas clássicas:

Acinzentados e pálidos, normalmente combinando com neutros, brancos ou amadeirados.
Ou cores marcantes e sóbrias como azul marinho, verde oliva, vermelho e talvez até preto... usualmente adornados com dourado.

Houzz

Hoje a tendência para releitura do clássico é manter tecidos finos, a simetria e a harmonia, mas usando linhas mais retas e detalhes menos adornados.

Imagem

É o clássico se adaptando à praticidade necessária contemporaneamente!

Imagem
Um luxo, não?




Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...