Google+

6 de out de 2014

Uma varanda em seu apê!

Imagem


É quase regra que os apartamentos tenham uma sacada, ao lado da sala-de-estar, chamada de terraço e, hoje em dia, de varanda gourmet. Em geral esses espaços têm dimensões reduzidas, mas isso não significa que não possam ser bem aproveitados. O único e importante detalhe a considerar ao decorá-los é o limite de peso por metro quadrado estabelecido pela construtora, para que não se coloque a construção em risco. 

Quando o espaço for razoável e você conseguir alocar uma mesa e algumas plantas, ótimo! Aí temos um local bem convidativo, especialmente se estiver caprichosamente decorado. É muito bacana usar elementos rústicos como a madeira envelhecida e tijolos à vista para dar um ar de "outdoor", como se estivéssemos em um quintal de casa.


Imagem

Se não há espaço suficiente, não se deprima! Aqui vão algumas dicas!


Um banquinho pode ser colocado em uma das paredes laterais, de preferência naquela com menor incidência solar. Na foto abaixo, o piso de deque e os vasinhos de planta trazem o charme da varanda. Falando nisso, o piso tipo deque é uma solução muito interessante para dar esse aconchego e sem trabalho: ele é encaixado sobre o piso existente.

Imagem
Imagem


Para quem gosta de cuidar de plantas, é possível criar um refúgio! Apenas nunca se esqueça, já que os vasos são pesados, de não ultrapassar o limite de peso por metro quadrado!

Imagem


Para aproveitar muito bem o espaço, é possível contornar a varanda toda, ou parte dela, com um banquinho feito com pallets ou em marcenaria. Uns futons em cima completam o aconchego.


Imagem

Veja essa varanda que linda! Além de usar o móvel sob medida, eliminou o tradicional guarda-corpo de vidro incorporando um muro mais alto com plantio de vegetação ornamental sobre ele.

E aí você me diz: "mas minha varanda é muito estreita! Não cabe nada disso!". Mesmo assim, é quase certeza que cabe pelo menos um banquinho confortável, mas de dimensões reduzidas, de frente para sala.
E nessa opção acima, ao colocar um banquinho centralizado, talvez até dê para colocar vasinhos em pelo menos um dos lados - mesmo que for um jardinzinho vertical na parede.


Imagem


Nas chamadas varandas gourmet, uma mesinha é fundamental. Essa disposição da foto abaixo normalmente é a mais adequada: uma mesinha enxuta com banquinhos (não cadeiras), colocada no centro e encostada pela lateral ao guarda-corpo. Essa solução pode ser de um móvel solto conforme abaixo ou uma solução fixa, como segue adiante.

Imagem

Nesse projeto de minha autoria, veja como era a varanda gourmet do apartamento:



Respeitando as regras do condomínio e as especificações da construtora, criamos uma ilha gourmet de gesso (com placas especiais para áreas molhadas e afastadas do chão por um pé metálico interno) e a revestimos de ladrilho hidráulico até o chão, dando continuidade ao piso. As medidas são suficientes para um bom manuseio dos alimentos, mas deixa bem liberada a circulação ao lado dela.




Agora, mãos à obra! Vamos aproveitar esse espacinho especial, que também merece atenção!

Érica Marina

2 comentários:

  1. Gostei muito do post de hoje, Érica, parabéns!
    Sabe, esse é um assunto que gosto muito: varandas.
    Eu, por exemplo, moro no segundo andar (como um sobrado) e tenho uma varanda bem comprida. Acho que tem um espaço muito bom. Mas tenho milhões de dúvidas sobre o que fazer com o sol da tarde que bate totalmente na varanda. Já pensei em cultivar vasos de plantas bem altas para dar uma sombrinha, principalmente onde estão minhas cadeiras e mesinha. É um caso sério!!!
    Adorei as inspirações!

    Abraço.

    Meu blog: Izabel Pariz Art Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Você é sempre bem-vinda!

      Abraço!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...