Google+

8 de mai de 2015

Design na cozinha contemporânea: ilhas e penínsulas

Já mostramos anteriormente (aqui) como a cozinha se embelezou com o passar do tempo e se tornou um ambiente digno de ser exposto, integrado com a área social.


Como a cozinha contemporânea tende a ter menos paredes (para a devida integração), é um recurso comum utilizar-se de ilhas ou penínsulas para aumentar o espaço de bancada ou de trabalho.


Isso não quer dizer que você não possa ter uma cozinha fechada e linda nos dias atuais! Tem muita gente que prefere para ter privacidade (ao contrário de quem gosta de cozinhar socializando!).

Arquitetura & Construção
Mas voltando às cozinhas integradas, vamos esclarecer: a diferença entre ilha e península é bem similar aos conceitos geográficos! A ilha é constituída por uma bancada solta no meio do ambiente, com ou sem armários sob ela, sem contato com as paredes nem ligação com as bancadas que nelas se apoiam.


Arquitetura & Construção
Existe uma maneira interessante de adaptar esse conceito de forma mais flexível ou temporária. Olha que graça: usando rodízios!

Já a península tem e essa ligação com a parede ou a continuidade com as demais bancadas:

Houzz
Estas cozinhas abaixo são luxuosas: têm ilha e península! Aqui a integração não é uma questão de necessidade de espaço, é apenas estilo! Muito estilo!


Houzz

Muitas vezes a ilha ou península servem de apoio para uma segunda bancada, mais baixa, para refeições rápidas ou despojadas.

Arquitetura & Construção

Ou então ela se estende para abrigar banquetas altas:

Houzz
É claro que a "geografia" da integração não precisa ser tão definida. Podemos ter outras soluções de bancadas com desenhos ideais para cada planta:

Houzz


Arquitetura & Construção

Para chegar ao nosso design contemporâneo de cozinhas, contribuíram muito os cooktops em conjunto os fornos de embutir, em troca do tradicional fogão.


Casa Vogue
E a coifa se tornou um elemento essencial para que essa integração não levasse os odores e vapores da cozinha para os espaços adjacentes.

Casa Abril

Agora, para deixar a cozinha ainda mais bonita, poderemos contar com coifas que têm o charme e o design das luminárias pendentes.

Fotos: divulgação de coifas marca Elica. Loja virtual: Lofra
Essas coifas são ideiais para quem quer instalar o cooktop de frente para a área social colocando-o em uma ilha ou península. A ideia é estar livre para interagir com todo mundo sem perder a beleza dessa integração!


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...