Google+

27 de fev de 2016

Como decorar banheiros?

Fotos: (1); (2); (3)
O conteúdo abaixo é uma resposta às dúvidas mais comuns e interessantes de esclarecer. 

1) Como decorar banheiros?

Sob a ótica da funcionalidade, que deve permear toda a decoração, os banheiros devem ser decorados considerando-se a sua umidade inerente e propiciando um bom fluxo de circulação para evitar acidentes domésticos. Considerando esses conceitos fundamentais de segurança e desempenho, é possível ousar e inovar na decoração para que seja um ambiente agradável e renovador das energias, atendendo ao gosto do proprietário.

2) O que não deve faltar na decoração e o que deve ser evitado? 

Não devemos esquecer o uso de aromatizantes agradáveis em suas diferentes formas, de acordo com a preferência do cliente, seja em forma spray, dispersores, saches e até incensos. Todo o banheiro deve evitar uso de materiais não-resistentes à água, como papéis de parede comuns ou chapas de compensado ou laminados de qualidade inferior nos armários. A exceção é para os lavabos, que não sofrem com a presença de vapor de água como nos banheiros que possuem chuveiro. Nesses últimos, é possível ousar um pouco mais na decoração e fica adorável a aplicação de papéis de parede desde que em locais que não estejam diretamente em contato com a pia.

3) Mais a fundo, como decorar os seguintes tipos de banheiros: 

a. Banheiros com cores vibrantes 
Dão um toque de alegria para o ambiente. Devem usar tons de cores comuns ao restante da decoração da casa, mantendo-se integrados ao contexto geral. A cor fica muito bonita inserida nos armários ou em revestimentos especiais, mas é muito importante que seja agradável a todos os que o frequentarem diariamente, para que não seja enjoativo. Mantendo-se esse cuidado, não há problema em ousar nas cores!

b. Banheiros preto e branco ou neutros 
Podem ser complementados com conjuntos de banho, enfeites e aromatizantes coloridos. Fica muito charmoso se o conjunto é composto de cores semelhantes ou combinadas.
Também fica muito elegante com peças metalizadas (cobre, prata ou dourado) quando se pretende manter a neutralidade.

c. Banheiros com nichos 
Os nichos devem ser decorados de maneira harmoniosa. Mesmo quando o conteúdo for toalhinhas, sabonetes ou rolos de papel higiênico, é necessário dispô-los harmoniosamente, evidenciando o cuidado com a organização.

d. Banheiros pequenos
Banheiros pequenos ficam adequados com uma certa uniformização dos revestimentos. Se o piso e as paredes tiverem uma semelhança de cores ou usarem o mesmo revestimento, cria-se uma ilusão de espaço maior. Podem ser pontuados de objetos coloridos para dar mais alegria. Nesse caso, pode-se utilizar armários abertos, sem portas, bem como nichos e prateleiras para melhorar a funcionalidade do espaço, tomando sempre cuidado de manter a organização em ordem. Isso porque as portas basculantes exigem um maior espaço de circulação, normalmente escasso em pequenos espaços.

e. Banheiros rústicos 
Trazer um toque de rusticidade a este ambiente é uma tendência muito em voga e particularmente agradável para áreas molhadas como os banheiros. Os materiais rústicos como madeira comum, ou de demolição, a palha, pedras naturais como seixos rolados, entre outros, fazem um contraponto à frieza dos revestimentos necessários às áreas molhadas (porcelanatos, cerâmicas, azulejos e pedras frias lisas). Uma dica é usar porcelanatos e cerâmicas que imitam réguas de madeira ou deques para trazer o clima aconchegante do rústico sem perder a praticidade de manutenção do ambiente.

f. Banheiros modernos 
A palavra mais apropriada seria “contemporâneo”, referindo-se aos dias atuais, pois dependendo do ponto de vista "moderno" pode se referir ao movimento modernista, já encerrado. 

Os banheiros contemporâneos prezam pela tecnologia nos revestimentos, peças sanitárias, normalmente com um design clean, mas diferenciado, demonstrando estilo e personalidade. Podem trazer referências rústicas, vintage, industriais, entre outras, como um contraponto à seriedade do ambiente, sem que essas referências dominem o aspecto geral da decoração.

g. Banheiros vintage 
Para decorar um banheiro vintage, é preciso buscar referências de uma determinada época e recriar aquele período na decoração. Fica absolutamente interessante, quando o banheiro é inserido em uma arquitetura de algumas décadas atrás ou que também tenha essa referência vintage. Se a intenção, por exemplo, é um banheiro com ares da Europa Vitoriana (Inglaterra séc. XIX), fica elegantíssimo o uso de uma banheira estilo vitoriano e de acabamentos naturais e nobres, como os mármores. Se a referência vintage, por outro lado, é o modernismo brasileiro da primeira metade do século XX, fica muito interessante o uso de ladrilhos hidráulicos geométricos e coloridos ou azulejos, sempre com decoração retrô, mas descolada.

4) Quais cuidados devem ser tomados na hora de decorar o banheiro? Justifique cada dica.

É preciso cuidar para que a decoração seja adequada para o propósito do banheiro, que é essencialmente de limpeza e higiene pessoal, mas também de relaxamento e renovação das energias. Para isso, recomendo uma decoração alegre, iluminada, visualmente relaxante, independentemente do estilo desejado. Flores, tons de cor relaxantes, uma boa ventilação e uso de aromas agradáveis são itens que ajudam nessa proposta.

Em acréscimo, devemos evitar qualquer decoração que não respeite as condições básicas de segurança ou funcionalidade. Se o ambiente for utilizado por pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, por exemplo, é preciso cuidado ao escolher tapetes, selecionando sempre opções anti-derrapantes. Os banheiros acessíveis devem ter barras de apoio em uma das laterais e dimensões apropriadas para locomoção de um cadeirante. Já os vasos sanitários com abertura frontal, normalmente instalados em banheiros acessíveis, é um erro, não sendo funcional para nenhum tipo de usuário. O que importa é a altura do vaso, para que fique no mesmo nível da cadeira de rodas e facilite a transferência.


 5) Há algo mais que você gostaria de acrescentar? 
O banheiro é um local de uso importante na residência e espaços comerciais e por isso deve ser tratado com carinho. Como profissional da área, eu procuro sempre proporcionar um ambiente que atenda ao gosto do cliente, balizando-o para uma decoração harmônica, mas que também disponha de um layout adequado ao uso e de materiais resistentes ao vapor e ao desgaste natural.


Érica Marina

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...