Surrealismo no Design de Interiores
O surrealismo, surgido a partir da década de 1920, nasceu das teorias psicanalíticas de Freud, na artística necessidade de se libertar o que há no inconsciente, resultando em obras que discutem o fantástico e o onírico em confronto com a realidade.
![]() |
Imagem |
Em pesquisa ao trabalho de Salvador Dalí, descobri que o artista símbolo
do movimento surrealista também projetou móveis e outros objetos. As peças criadas são tão
surreais como seus próprios quadros (e fotografias e filmes que viria a fazer).
Inventou sofás infláveis em forma de boca, cadeiras e mesas com salto alto e
mãos, sofás com curvas femininas e outras peças modernas e com fortes pitadas
de humor.
Em 2012, por ocasião da grande retrospectiva do artista que aconteceu no
Centro Pompidou, em Paris, Dalí ganhou também a mostra paralela My Design, com
peças de mobiliário criadas pelo artista e reproduzidas pela BD Barcelona Design.
Fonte das fotos acima: Casa Vogue
Desde então, objetos do dia-a-dia se permitem características inusitadas e podem criar humor ou teatralidade na decoração:
O Horse Lamp do Front Design, para a Moooi, 2006 é um abajur cujo corpo de proporções reais, imita um fantástico cavalo!
Já Fabio Novembre é o designer responsável pela poltrona Nemo, que materializa uma grande máscara de forte presença cênica, bem como pela criação da dupla de cadeiras "Him" e "Her", modeladas de forma irreverente sobre os nus masculino e feminino.
Philippe Starck também exerce esse lado surrealista com grandeza quando propõe um espremedor de laranjas ou um banquinho como os mostrados abaixo. A luminária Marie Coquine também brinca de maneira inusitada com a composição entre a delicadeza do lustre comum com a brutalidade do saco de boxe.
Outra referência fantástica, ao pé da letra, é o talentosíssimo light designer Ingo Maurer: borboletas, nuvens de recados, explosões e asas - não só na imaginação, mas nas próprias lâmpadas.
Os interiores não deixam de ser cenários onde a vida se processa. Existe, então, um espaço, especialmente para amante das artes e do design, para divagar nas características do tema e compor um cenário teatral surrealista:
![]() |
Imagem |
![]() |
Imagem |
![]() |
Imagem |
![]() |
Imagem |
![]() |
Imagem |
![]() |
Imagem |
![]() |
Jóia Bérgamo para a Casa Cor SP 2013 |
![]() |
Projeto: Amsterdam Loft. Designer: Uxus. |
![]() |
Projeto: Amsterdam Loft. Designer: Uxus |
Comentários
Postar um comentário